Seleção de publicações com relatos de experiências didáticas da prof. Bárbara Emanuel

Sobre a disciplina Oficina de Publicações Digitais (UFF)
A disciplina Oficina de Publicações Digitais, ministrada para estudantes de graduação de Jornalismo e Publicidade, buscou o desenvolvimento de competências relacionadas ao design de comunicação a partir de atividades práticas. Os estudantes criaram diferentes tipos de publicações experimentais em formatos digitais, incluindo páginas web, colagens, memes, infográficos, vídeos para TikTok, capas animadas de revistas e portfólios digitais. As publicações foram criadas com uma abordagem transmídia, ou seja, o mesmo tema estava presente em todas as publicações criadas por um aluno, sendo tratado de forma complementar, com diferentes pontos sendo cobertos em cada publicação. As atividades envolveram diferentes linguagens, métodos e ferramentas, trabalhando diversas competências do design de comunicação, como design editorial, design de informação, tipografia, design de interação, criação imagética e produção audiovisual. A abordagem transmídia trouxe, também, uma visão estratégica do conjunto de publicações.

Emanuel, Barbara. Oficina de Publicações Digitais: uma abordagem transmídia para desenvolver competências de design de comunicação. In: 11º Congresso Internacional de Design da Informação, 2023, Caruaru. Anais do 11º CIDI e 11º CONGIC / Proceedings of the 11º CIDI and 11º CONGIC. São Paulo: Blucher, 2023. p. 472-489.

EMANUEL, B.. Oficina de Publicações Digitais. ACTAS DE DISEÑO, v. 36, p. 208-212, 2021.

Sobre a disciplina Técnicas de Visualização (UFF)
Este trabalho relata experiências em uma disciplina prática sobre técnicas de visualização, lecionada em 2020, durante a pandemia de covid-19. Desenvolvida a partir de princípios de Educação Online, a disciplina baseou-se também em questões emocionais e lúdicas, além de questões de acessibilidade. No contexto de emergência sanitária, foi preciso planejar o conteúdo e as atividades práticas de forma a atender novas necessidades: exercícios sem uso de computador ou softwares de criação digital, estruturação do conteúdo para acesso assíncrono, construção colaborativa de conhecimento. Os resultados apontaram possibilidades e pontos de atenção não apenas para disciplinas lecionadas remotamente, como também para a prática em sala de aula

Emanuel, Barbara. Técnicas de visualização: educação online em tempos difíceis. In: 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design, 2021, Curitiba. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2021. p. 593-615.

Sobre a disciplina Análise de Sistemas Visuais (UFF)
A disciplina Análise de Sistemas Visuais, oferecida a cursos de graduação do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, trabalhou questões de media literacy a partir de atividades de curadoria, análise e debate entre os alunos. Este relato descreve a organização em módulos temáticos, as abordagens de conteúdo e as atividades realizadas durante a disciplina. Ministrada em 2020, durante a pandemia de covid-19, a disciplina teve, em sua metodologia, princípios de Educação Online, privilegiando conteúdo e interações assíncronas, de modo a ser não só acessível, como também interessante para os discentes.

EMANUEL, B.. Análise de sistemas visuais: media literacy em análise e debate.. REBEJ (BRASÍLIA), v. 11, p. 122-136, 2021.

Emanuel, Barbara. Análise de Sistemas Visuais: media literacy. ACTAS DE DISEÑO, v. 41, p. 58-61, 2022.

Sobre a disciplina Planejamento Visual-Gráfico e o projeto #HoraDeVotar (UFF)
O projeto #HoraDeVotar foi implementado em 2020, tratando de campanhas eleitorais na internet e de como a comunicação nas redes digitais podem influenciar votos. A iniciativa envolveu três disciplinas do curso de Jornalismo, com ações multidisciplinares, trabalhando a complementaridade de práticas jornalísticas que, até então, eram ensinadas de forma segmentada. O resultado foi a publicação de um site, com reportagens, imagens, infográficos e podcasts. Projeto realizado com as professoras Adriana Barsotti e Rachel Bertol.

Barsotti, Adriana ; Emanuel, Barbara ; BERTOL, Rachel . #HoraDeVotar: uma experiência de media literacy durante o ensino remoto. Comunicação & Educação, v. 27, p. 155-168, 2022.

Emanuel, Barbara; Barsotti, Adriana ; BERTOL, Rachel . #HoraDeVotar: experiência multidisciplinar de ensino remoto. ACTAS DE DISEÑO, v. 41, p. 54-57, 2022.

Barsotti, Adriana ; EMANUEL, B. ; Domingues, Rachel Bertol . #HORADEVOTAR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DEENSINO REMOTO NO CURSO DE JORNALISMO DA UFF. In: VI Mostra de Inovação no Ensino Superior, 2022, Niterói. Cadernos de Docência e Inovação no Ensino Superior. Niterói: Prograd/UFF, 2021. v. 1. p. 38-41.

Sobre o uso de tecnologias digitais nas disciplinas Planejamento Visual-Gráfico e Planejamento Editorial (prof. Pedro Aguiar)
Este trabalho relata iniciativas de adaptação de ferramentas digitais gratuitas e colaborativas para o ensino de práticas laboratoriais em jornalismo, notadamente técnicas de visualização e edição de impressos e de telejornais, empreendidas pelos autores no âmbito do curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense desde a adoção do modo remoto como forma de retomar as atividades de ensino, em agosto de 2020.

Aguiar, Pedro ; Emanuel, Barbara . Ferramentas digitais colaborativas para o ensino-aprendizagem de jornalismo: relato de experiência na Universidade Federal Fluminense. In: ABEJ 2021 – XX Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2021, Campinas (virtual). Anais do 16º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Brasília: Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, 2021. v. 20. p. 1-7.

Sobre o uso de criação analógica no ensino do design de interação digital (UFRJ)
Este trabalho apresenta e discute o desenvolvimento, em uma disciplina sobre design de interação, de atividades voltadas para a criação de peças não digitais. A disciplina envolvia alunos com pouca ou nenhuma familiaridade com linguagens de programação, no âmbito de um curso de Comunicação Visual em uma escola de Belas Artes. A abordagem, baseada na exploração de aspectos interativos em artefatos analógicos, trabalha conceitos fundamentais para o design de interação e de interfaces sem envolver diretamente questões de programação, de modo a privilegiar aspectos comunicacionais e de uso. É apresentada uma seleção de resultados, demonstrando a aplicação de conceitos discutidos na disciplina e a variedade de soluções interativas com recursos analógicos.

EMANUEL, BÁRBARA. Digital não digital: ensino do design de interação a partir de suportes analógicos. In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p. 478-486.

Sobre a disciplina Comunicação Visual na Sala de Aula (UFRJ)
O trabalho apresenta a disciplina Comunicação Visual na Sala de Aula, ministrada em um curso de especialização lato sensu dirigido a professores de ciências dos ensinos fundamental e médio. A disciplina trata do design como elemento fundamental na transmissão de conhecimentos na docência, trabalhando conceitos elementares da comunicação visual, de forma a despertar interesse pelo tema e a desenvolver habilidades relacionadas. A abordagem é voltada para a identificação de conceitos já aplicados pelos cursistas, mesmo que de forma intuitiva, e para a reflexão sobre como aperfeiçoar a prática a partir disto.

Emanuel, Barbara. Comunicação visual na sala de aula. ACTAS DE DISEÑO, v. 26, p. 187-193, 2018.

Pular para o conteúdo