A diversidade de recursos oferecidos pelas tecnologias digitais em rede tem provocado impacto significativo nos processos comunicativos. As possibilidades abertas pela multimidialidade, pela informação em tempo real e pela interatividade nas redes – por meio, por exemplo, de dispositivos móveis – vem mudando o perfil das novas gerações e impondo desafios aos que estão em salas de aula ou exercendo práticas laboratoriais com os alunos que nasceram e cresceram no ambiente web, os chamados nativos digitais. Para pensar e debater estratégias didáticas na formação de estudantes universitários, um grupo de professores do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) lançou, no início do semestre letivo 2024.1, o Projeto Melhores Práticas Didáticas, voltado para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem junto aos discentes dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda da instituição.
O primeiro encontro foi realizado no dia 19 de março, no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), no campus do Gragoatá, em Niterói (RJ). A discussão se concentrou no tópico “Engajamento e motivação dos alunos”, escolhido a partir de uma consulta feita previamente aos docentes do departamento. Após uma breve apresentação do professor e pesquisador Alexandre Farbiarz sobre o tema, os relatos dos participantes expressaram, por um lado, dúvidas e questionamentos sobre as práticas didáticas então em curso. Por outro, também revelaram experiências que podem servir de inspiração ao quadro docente, qualificando o percurso formativo dos alunos.
Parte do grupo manifestou os diferentes momentos de tensão em suas práticas de ensino, especialmente em relação às dificuldades de memorização e expressão linguística dos discentes. Também foi destacada a visão pragmática dos jovens em contraposição ao projeto reflexivo de ambos os cursos vinculados ao Departamento de Comunicação Social. Daí, a percepção dos participantes de buscar compreender a diversidade de perfis discentes nas formas de aprendizagem, o que impõe o uso de diferentes estratégias didáticas baseadas no ensino por competências.
Ao fim do primeiro encontro, os professores Eduardo Murad, Marcio Castilho, Alexandre Farbiarz, Maíra Lacerda, Barbara Emanuel e Anderson Ortiz, organizadores do Projeto Melhores Práticas Didáticas, propuseram uma dinâmica utilizando post its preenchidos pelos demais docentes para que tentassem traduzir, em palavras, algumas ideias e pensamentos associados ao tópico “Engajamento e motivação dos alunos”.
A dinâmica consistiu na descrição de “angústias” e “sugestões” em relação ao tema. Nos post its sobre o primeiro tópico, prevaleceu o desconhecimento do perfil dos graduandos em salas de aula. Parte dos professores relatou a pouca motivação e engajamento dos jovens tanto em relação às atividades didáticas quanto à própria profissão. O repertório insatisfatório dos alunos, do ponto de vista cultural e profissional, também esteve no topo das preocupações, bem como a percepção de certa limitação entre os discentes no exercício do pensamento crítico em sala de aula, em contraposição aos projetos pedagógicos dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social/ Publicidade.
Nos post its sobre as “soluções”, os docentes destacaram a importância de conhecer melhor a diversidade de perfis dos alunos e a necessidade, na perspectiva da prática docente, de estabelecer “pontes” e diálogos de modo a motivar e engajar os alunos durante as aulas. De forma geral, os professores identificaram nas metodologias ativas, em suas várias vertentes, caminhos para conferir protagonismo aos alunos em seus percursos formativos, criando significados e potencializando a visão crítica sobre a sua própria formação. Várias estratégias foram mencionadas, como GBL, PBL, Peer Instruction e sala de aula invertida. Vale destacar ainda, na análise dos post its, que as “soluções” para uma educação emancipadora passam pelo estímulo à empatia na relação entre professores e alunos.
Um segundo encontro está sendo planejado para o dia 17 de maio, dessa vez com o tema “Estratégias didáticas”, tendo em vista o envolvimento dos professores que participaram do evento inaugural. Além dos organizadores, a primeira reunião do grupo contou com a presença dos docentes Adriana Barsotti, Cinthya Pires, Guilherme Nery, Helen Britto, José Cláudio Castanheira, Luana Inocêncio, Lucas Albuquerque, Mario Rubens, Pedro Aguiar e Rômulo Normand.





Fotografias: Romulo Normand